Agentes Comunitários de Saúde recebem uniformes, coletes e mochilas com material.

Profissionais importantes na promoção da saúde na Atenção Básica, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de receberem uniformes, coletes e mochilas com material para trabalho, também têm o piso salarial reajustado.

Em encontro nesta tarde de quinta-feira 25/04, no auditório do CRAS, com os Agentes Comunitários de Saúde, o Prefeito Municipal Josafá Storch, surpreendeu a categoria, assinando Decreto, retroagindo seus efeitos a janeiro de 2019, concedendo o reajuste do piso salarial dos ACS, que passará a R$ 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta reais).

Na companhia dos vereadores Diego Kester, Jackson Bulerianm, Elcio Doring (líder do governo na câmara), do Secretário Municipal de Saúde e demais lideranças, o Prefeito, Josafá Storch, afirmou "Eu sempre fui um defensor das causas dos servidores, estamos trabalhando incansavelmente para conceder todos os direitos de todas as categorias. O servidor público pode ficar despreocupado pois iremos conceder também, na data base, o reajuste salarial a todos eles”. Destacou ainda, a importância do ACS para que toda população alcance os serviços de saúde, fortalecendo a Atenção Básica e o Sistema Único de Saúde (SUS). “A Administração Municipal juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde, veio trabalhando e se organizando nesses últimos dois anos, para que todas as áreas do Município tivessem a cobertura e o atendimento do Agente Comunitário de Saúde; e agora, com intuito de dar melhores condições de trabalho a esses profissionais, estamos entregando uniformes, coletes e mochilas com matérias de trabalho, adquiridos com recursos próprios e também o reajuste do piso salarial. Porém, não podemos deixar de cobrar mais dedicação e melhor atendimento à nossa população. ” enfatizou o Prefeito.

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Jarske, salienta que “é de fundamental importância este trabalho para acompanhar a situação de saúde das pessoas que o Agente de Saúde visita, pois ele corresponde aos “olhos e ouvidos” da equipe e traz para as reuniões as dificuldades encontradas pelas famílias, para que todos intervenham quando necessário”, frisa. O papel do ACS é estar junto da comunidade, orientar e informar as famílias. Conhecer a realidade local aproximar o profissional de saúde e facilitar o entrosamento entre a equipe de saúde e a comunidade. O secretário salienta ainda, que o Agente Comunitário de Saúde deve ser tratado com respeito, dignidade e educação, pois ele é o elo entre a Unidade Básica de Saúde e a Comunidade, fortalecendo e estreitando os vínculos.

Categoria comemora reajuste salarial
Os Agentes Comunitários de Saúde, que já andavam ansiosos se iriam receber ou não o ajuste do piso salarial, comemoraram nesta tarde de quinta-feira (25/04) ao ouvirem o Prefeito Municipal, Josafá Storch, anunciar a assinatura do Decreto concedendo o reajuste. A categoria vibrou e ficou muito animada com a atitude, manifestando que todos vão se empenhar ainda mais, pois além do reajuste, a partir de hoje todos estarão uniformizados e equipados para poder melhor atender aos moradores de suas áreas.

Data de Publicação: quinta-feira, 25 de abril de 2019